segunda-feira, julho 02, 2012

Viver e escrever em meio aos problemas


Hoje compreendo o quanto é difícil viver quando o mundo está sobre os seus ombros, quando o sofrimento bate a porta e insiste em ficar, quando a tristeza te alcança e você se sente só, sente que sua fé está fraca, aí você percebe que no seu corpo existem marcas de batalhas constantes, o cansaço te alcançou e o folego não é mais o mesmo, as muitas lutas estão lhe consumindo aos poucos e neste momento só resta uma saída, ainda existe uma luz e é por isso que olho para o céu e digo “Tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4.13).

   Todos nós passamos por momentos difíceis, situações que se pudéssemos escolheríamos jamais enfrentarmos, mas não temos autonomia para fazer essa escolha, sabemos que Deus permite que passemos por grandes vales, Ele autoriza todo o sofrimento e são nesses vales que crescemos, são em momentos difíceis que aprendemos. É na dor que se valoriza a vida, é no choro que sentimos falta de um sorriso, é na falta que nos contentamos com o pouco. O pregador britânico C. H. Spurgeon (1834-1892) disse certa vez que a fé provada traz experiência. Quando Paulo disse tudo posso naquele que me fortalece, era como se ele quisesse dizer: com a força que Cristo me dá eu posso enfrentar qualquer situação. Paulo disse essas palavras preso, sozinho e nos versículos anteriores ele diz: sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Quantos sofrimentos Paulo enfrentou para se cumprir o que Cristo disse a Ananias a seu respeito: “Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido... E eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome (Atos 9:16). Perto do que os discípulos passaram, perto do que cristãos como Policarpo, John Huss, Jerônimo Savonarola passaram, o nosso sofrimento é muito pequeno e posso dizer com certeza que é uma gota se compararmos com o oceano de tribulações que estes homens enfrentaram.


 Vivemos outro tempo do evangelho, tempo em que estamos acostumados a não sofrer por Cristo, tempo em que ser cristão virou sinônimo de prosperidade, tempo em que sofrimento não pode existir na vida de um servo de Deus. Muitos têm levado essa mensagem, distorcendo as palavras, afirmando que o verdadeiro crente não pode passar por problemas, afirmando que os problemas só aparecem por culpa da própria pessoa que possivelmente deve estar com algum pecado escondido, alguma maldição hereditária, pouca fé e por aí vai. Para sustentar uma visão errônea inventam argumentos ainda piores. Não está escrito em lugar nenhum da Palavra de Deus que não passaríamos por dificuldades, que não enfrentaríamos tribulações, que a nossa vida seria somente de alegria e prosperidades. Creio na Bíblia e tenho-a como minha única regra de fé e prática e foi Cristo quem disse: Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (João16-33).

   Hoje compreendo o quanto é difícil escrever quando o mundo está sobre os seus ombros, quando o sofrimento bate a porta e insiste em ficar, quando a tristeza te alcança e você se sente só, sente que sua fé está fraca, aí você percebe que no seu corpo existem marcas de batalhas constantes, o cansaço te alcançou e o folego não é mais o mesmo, as muitas lutas estão lhe consumindo aos poucos, mas apesar de qualquer situação ou adversidade que possa enfrentar creio que é permissão de Deus e sei que em Cristo sou mais que vencedor, pois é Ele quem me fortalece.


Por Mateus Bragança Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário